quinta-feira, janeiro 25, 2007

A Economia do aborto

Estima-se um custo aproximado de 30.000.000 € anuais para o estado caso o Sim ganhe.

Fazendo umas contas muito simples chegamos à conclusão que isto dá para dar um subsídio mensal de 50 contos a 10.000 pessoas. Supondo que 60% da populaçao são mulheres, das quais 70% estarão em idade de procriar, deduzimos que seria possível atribuir esse subsídio a cerca de 3 em cada mil possíveis "candidatas" ao aborto.

Parece-me um número mais que suficiente.

Lá se vai o argumento económico do Sim...

Folha Informativa de Algés-Miraflores - 21/1

à falta de outras participações aqui vai a mais recente:
«Folha Informativa
Domingo 21 de Janeiro de 2006

Palavra do Pároco
Entre a Mãe e o Filho: um problema de consciência?
Muitas das pessoas que contam votar “sim” no próximo referendo afirmam fazê-lo por uma questão de consciência. Não podem ficar passivas quando mulheres são levadas a tribunal por terem feito um aborto. Por outro lado, acusam a Igreja e os que apoiam o “não” de serem indiferentes ao sofrimento das mulheres que se vêem na situação de uma gravidez indesejada. Mas, será que esta questão está bem colocada? Será que estar ao lado do bebé é estar contra a mãe?
O aborto, para além de significar a morte do bebé, é sempre algo que inflige sofrimento à mãe. Para além das consequências físicas (tantas vezes ocultadas), os danos psicológicos são gravíssimos. Os sacerdotes são, talvez, quem mais de perto priva com este drama, no exercício da confissão ou na direcção espiritual. E aí, ao contrário do que muitos defendem, o risco para a saúde psicológica da mãe é muitíssimo superior para a que aborta do que para aquela que decide avançar com uma gravidez não “desejada”. É que, numa gravidez, todo o ser da mulher (o seu corpo, o seu espírito, os seus afectos) se preparam para acolher a nova vida; matá-la é uma “contra – natura”, carregada de consequências imprevisíveis. Quando se defende a vida do bebé defende-se, igualmente, a vida da mãe: a sua vida física, psicológica e espiritual.
Por outro lado, há mais de 30 anos que nenhuma mulher é presa em tribunal por praticar um aborto. O juiz não deixa de ter em conta os dramas humanos passados pelas mulheres forçadas a abortar na hora de proferir a sentença. Mas será que as pessoas sem escrúpulos que, em clínicas improvisadas ou nos estabelecimentos de saúde, movidas unicamente pela ambição do dinheiro, fazem os abortos, os médicos irresponsáveis que pressionam o aborto diante de qualquer “incógnita” na leitura da ecografia, os maridos ou familiares que obrigam a mulher a abortar sob todo o tipo de pressões físicas e psicológicas, as “clínicas abortivas” e outras estruturas de interesses que se formam para fazer abortos “em série” não deveriam estar na mira da justiça e comparecer na barra dos tribunais? É precisamente um “livre-trânsito” legal que se pretende criar com o aborto totalmente liberalizado. Entretanto, a mulher continuará a sofrer a dor de ter aceite que alguém pusesse fim à vida de seu filho.

Notícias
Caminhada pela Vida
No âmbito da campanha pelo "Não" à liberalização do aborto até às 10 semanas, os diversos movimentos e associações envolvidos estão a organizar a " Caminhada pela Vida", no próximo domingo, 28 de Janeiro, entre as 14:00 e as 18:00, desde a Maternidade Alfredo da Costa até à Fonte Luminosa.
É preciso que venham "em peso", com os vossos filhos e amigos!
Esta caminhada desenvolver-se à em 7 etapas, correspondentes às 7 etapas da vida (Concepção, Nascimento, Infância, Juventude, Adolescência, Maioridade, Idade Anciã). Cada uma delas destacada em cada um de 7 pontos do percurso, tem como finalidade promover a Vida e todas as Associações que a ela se dedicam. Para mais informações, consultar o site
www.caminhadapelavida.org.

Destaque
Bênção dos bebés nascidos no último ano. Na missa das 11h00 do dia 4 de Fevereiro, Domingo mais próximo da Festa da Apresentação do Senhor, vamos acolher na nossa igreja paroquial os bebés nascidos ao longo de 2006, ou já neste ano de 2007. Trata-se da Festa da Vida onde, juntamente com os pais, agradecemos o dom da vida dos pequeninos e pedimos, para eles, todas as bênçãos do Senhor. Quem tiver familiares ou amigos que foram pais recentemente, não deixe de os convidar para esta celebração festiva.
»

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Folha Informativa da Paróquia de Algés-Miraflores

Domingo 14 de Janeiro de 2006
«Palavra do Pároco
A consciência cristã e a liberalização do aborto (III)
Entre a mãe e o filho: um problema de consciência?
Muitas das pessoas que contam votar “sim” no próximo referendo afirmam fazê-lo por uma questão de consciência. Não podem ficar passivas quando mulheres são levadas a tribunal por terem feito um aborto. Por outro lado, acusam a Igreja e os que apoiam o “não” de serem indiferentes ao sofrimento das mulheres que se vêm na situação de uma gravidez indesejada. Mas, será que esta questão está bem colocada? Será que estar ao lado do bebé é estar contra a mãe?
O aborto, para além de significar a morte do bebé, é sempre algo que inflige sofrimento à mãe. Para além das consequências físicas (tantas vezes ocultadas), os danos psicológicos são gravíssimos. Os sacerdotes são, talvez, quem mais de perto priva com este drama no exercício da confissão ou na direcção espiritual. E aí, ao contrário do que muitos defendem, o risco para a saúde psicológica da mãe é muitíssimo superior para a que aborta do que para aquela que decide avançar com uma gravidez não “desejada”. É que, numa gravidez, todo o ser da mulher (o seu corpo, o seu espírito, os seus afectos) se preparam para acolher a nova vida; matá-la é “contra – natura”, carregado de consequências imprevisíveis. Quando se defende a vida do bebé defende-se, igualmente, a vida da mãe: a sua vida física, psicológica e espiritual.
Por outro lado, há mais de 30 anos que nenhuma mulher é presa em tribunal por praticar um aborto. O juiz não deixa de ter em conta os dramas humanos passados pelas mulheres forçadas a abortar na hora de proferir a sentença. Mas será que as pessoas sem escrúpulos que, em clínicas improvisadas ou nos estabelecimentos de saúde, movidas unicamente pela ambição do dinheiro, os médicos irresponsáveis que pressionam o aborto diante de qualquer “incógnita” na leitura da ecografia, os maridos ou familiares que obrigam a mulher a abortar sob todo o tipo de pressões físicas e psicológicas, as “clínicas abortivas” e outras estruturas de interesses que se formam para fazer abortos “em série” não deveriam estar na mira da justiça e comparecer na barra dos tribunais? É precisamente um “livre-trânsito” legal que se pretende criar com o aborto totalmente liberalizado. Entretanto, a mulher continuará a sofrer a dor de ter aceite que alguém pusesse fim à vida de seu filho.

Notícias:
Notícias do Padre Uriel
Tendo entrado na Europa pela Itália, onde o seu Instituto tem uma comunidade, o padre Uriel deslocou-se no passado dia 12 a esse país afim de renovar o seu visto de residência. Nessa altura, contava regressar no dia 22, a tempo das festas de Natal, o que acabou por não acontecer, pois o visto que entretanto recebeu não o permite sair de Itália e não sabe quando lhe passarão o visto definitivo de residência. Entretanto, um outro sacerdote do mesmo Instituto, o padre Faider, está à espera na Colômbia que lhe seja emitido o visto de entrada directa em Portugal.

Oficinas de Oração e Vida
Depois de se ter realizado o primeiro encontro de apresentação no passado Sábado, em Algés, vai acontecer um segundo encontro idêntico, na igreja de Miraflores, na quarta-feira, pelas 21h30. Após estas primeiras reuniões, serão acertados os horário dos futuros encontros, que irão proporcionar uma aprendizagem à oração através da própria vivência da oração. Não deixemos escapar esta oportunidade de crescimento espiritual.

As Equipas de Nossa Senhora, em Algés
Depois de ter sido constituída a primeira Equipa de Casais em Algés, a “Algés 1”, está prestes a surgir uma segunda Equipa, que será constituída por casais recém casados ou com filhos pequeninos. As Equipas de Nossa Senhora, iniciadas em França há mais de 50 anos e actualmente espalhadas por todo o mundo, integram equipas de 6 ou 7 casais que se encontram mensalmente em suas casas para, em espírito de oração e partilha fraterna, alimentarem a sua espiritualidade conjugal e familiar. Os casais que desejem integrar esta nova equipa deverão contactar directamente o pároco.

Centro de Fisioterapia a funcionar em pleno
A nova valência do nosso Centro Social Paroquial, o Centro de Fisioterapia, encontra-se a funcionar em pleno com os tratamentos a serem administrados aos doentes que os requereram. Recordamos que, quem necessitar de tratamentos na área da fisioterapia e reabilitação deverá contactar a Ana Luísa, dos serviços paroquiais, afim de marcar a hora da primeira consulta.

Sabia Que…
Sabia que agora já pode receber a Folha Informativa por correio electrónico? Para tal, basta enviar um e-mail para folha.informativa@net.novis.pt indicando o seu nome e o e-mail para onde pretende que a mesma seja enviada.

Destaque:
Peregrinação de consagração da Igreja de Miraflores
No fim-de-semana de Carnaval, entre 16 e 19 de Fevereiro, a nossa paróquia vai organizar uma peregrinação de oração e consagração da futura Igreja de Miraflores. Como momentos mais fortes, visitaremos a Cartuxa de Miraflores (Burgos), onde confiaremos à oração dos monges esta nossa intenção; Ávila, onde invocaremos a especial intercessão de Santa Teresa de Jesus; Saragoza, onde rezaremos junto à Senhora Del Pilar; e, para concluir, Vila Viçosa, onde nos consagraremos a Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal).
A peregrinação ficará em 390,00 € por pessoa e as inscrições já estão abertas e poderão ser feitas nos serviços paroquiais. Em princípio, as inscrições ficarão condicionadas ao número de lugares do autocarro, pelo que não deveremos atrasar a inscrição.

Oitavário pela Unidade dos Cristãos
Como sempre acontece, celebramos entre 18 e 25 de Janeiro o Oitavário de Oração pela unidade dos Cristãos. Este ano, a proposta vêm-nos do Evangelho de São Marcos: ‘Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem’ (Mc.7,37). Este tema lança-nos dois grandes convites: rezar pela unidade dos cristãos e unir as forças e as vozes para dar resposta aos sofrimentos da humanidade. Ao oferecer a um homem a fala e a audição, Jesus mostra como Deus quer salvar as pessoas em todas as dimensões da sua vida.

Missionários da Oração
No silêncio
No silêncio, Deus vê minh’álma
No silêncio lhe apresento o coração.
No silêncio acolhe minhas lágrimas
E ouve minha oração.

No silêncio entrego minha vontade
E no Seu coração ponho o meu,
Esperando que em cada realidade
Manifeste o que quer de mim.

No silêncio do meu coração
Quero acolher com calor
O Jesus abandonado
Qu’interpela o meu amor.

Leituras
II Semana do Tempo Comum
15, 2ª Feira L1: Hebr 5, 1-10; Sl: Sl 109; Ev: Mc 2, 18-22
16, 3ªFeira L1:Hebr 6, 10-22; Sl: Sl 110; Ev: Mc 2, 23-28
17, 4ªFeira S. Antão, abade L1: Hebr 7, 1-3.15-17; Sl: Sl 109; Ev: Mc 3, 1-6
18, 5ªFeira - 1º Dia do oitavário pela Unidade dos Cristãos L1: Hebr 7, 25 – 8,6; Sl: Sl 39; Ev: Mc 3, 7-12
19, 6ªFeira - 2º Dia do oitavário pela Unidade dos Cristãos L1: Hebr 8, 6-13; Sl: Sl 84; Ev: Mc 2, 1-12
20, Sábado - 3º Dia do oitavário pela Unidade dos Cristãos L1: Hebr 9, 2-3.11-14; Sl: Sl 46; Ev: Mc 3, 20-21
21 III Domingo do Tempo Comum - 4º Dia do oitavário pela Inidade dos Cristãos L1: Ne 8, 2-4a.5-6.8-10; Sl: Sl 18B; L2: 1 Cor 12, 12-30; Ev: Lc 1, 1-4»

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Aborto

Olá,

Correndo o risco de repetir algo que já foi dito, é só para apontar este blog http://bloguedonao.blogspot.com que tem excelentes argumentos.
Para mim a questão é bem simples, acho que não temos o direito de decidir sobre a vida e a morte, porque não somos Deus.

Abraço, gosto de ver notícias e fotos vossas.

João Pedro