domingo, julho 10, 2005

Sobre o Live 8 e outros desabafos

Concordo com o que o Meretissímo disse sobre o Live8, mas torna-se complicado, neste planeta cão, onde é mais fácil gastar milhões de Euros numa sonda para embater num meteorito ( o que não significa que não seja supercientificamente interessante ), que o mesmo governo dizer que sim senhor, adere ao plano de Kioto ou esquece a divida dos paises carênciados de Africa.
Mas será que anular a dívida resolve? Tipo, a partir de agora, a Somália não deve nada a ninguém, e depois ? Vivem de quê? Desconheço se têm Industria, Agricultura, rede de Multibanco, nunca lá fui e a TV não mostra. Continuamos a fazer campanhas humanitárias, até sempre? Cheira-me que por muito que se mande para África, medicamentos contra a malária, preservativos, estações de tratamento de água,comida, muito dificilmente essa ajuda chega em quantidade aos desgraçados que tiveram o azar de não nascer em Algés ou outra aldeia do Ocidente, porque primeiro será devidamente filtrada pelos tubarões que dominam esses povos, vulgo "governos". Será que estou a ver a coisa mal ? Expliquem-me se estou.
É triste, desolador, ver as imagens de crianças, totalmente com os ossinhos de fora sem nada para comer, e quase todos os dias aqui em casa, vai comida para o lixo, só porque a Carolina não lhe apetecia.... o que fazer???????

Mas a pergunta que deixo: Quantas Áfricas temos no nosso Portugal e no Resto do Mundo? Todos andamos no trânsito do dia-a-dia, e ás vezes aparecem idosos, que não devem querer o dinheiro para "cavalo", mas para comer. Quem se preocupa com eles ? O nosso Governo apesar de Ocidental, quer seja Direita-Centro-Esquerda, o raio que os parta, que sistema tem ou cria para matar a fome, prevenir doenças, evitar um mal social que é do mais desumano que pode existir? E mesmo as religiões existentes?Será que a Igreja Católica faz o suficiente?
Não deviam ser suporte para os sem abrigo, se tornarem ex-sem abrigo? Já faz parte do cenário ter o pobrezinho à porta da Igreja, que nem lhe prestamos atenção e se querem a verdade atá viramos a cara com vergonha de nós próprios, isto depois de assitirmos à sagrada eucaristia. Estou cansado, porra!