sexta-feira, novembro 18, 2005

Escrever sobre o Natal

Apeteceu-me escrever algo sobre o Natal, mas deparei-me com uma enorme falta de inspiração, para dizer algo completamente novo. O Natal é sempre a mesma coisa, não é? Podemos descrever o Natal do ponto de vista dos Cristãos Puros, em que celebramos o nascimento de Cristo, tentamos ser mais bondosos, caridosos, etc, com o "próximo", ou do ponto de vista dos Cristãos "menos" Puros, a época de fazer a lista do consumismo, de correr todas as áreas comerciais, em busca do presente previamente encomendado pelo "próximo", de nos atafulharmos com comida, (porque assim é que é). Deveria surgir uma forma de celebrarmos o Natal sem este pressing de termos que dar uma "boa prenda" a todos os que vemos com regularidade durante o resto do ano.

Já alguns anos, que costumo contrair uma forma de depressão nesta época. Não sei se serei o único, mas que deve ter uma explicação do pressing das compras, lá isso deve.

1 Comments:

At 22 novembro, 2005 17:53, Blogger Pedro Cruz said...

Eu gostava de ser um verdadeiro Cohiba... :-)
mas também me assalta a tal forma de depressão.
Já foi maior.
Um ano, teria para aí uns 19/20 anitos, cheguei até a convencer a família (na altura os meus pais e a minha irmã, a Fátima), para passarmos o Natal de forma diferente - em Roriz (St. Tirso) num convento de freiras beneditinas, que recebem hóspedes.
O acolhimento (e a ceia) foi singelo mas o Natal foi, na sua simplicidade, memorável.
Valeu verdadeiramente a pena.
Também passámos uns quantos Natais na aldeia, o que nos permitia vivê-los de uma forma mais agrad´vel, quiçá por estarmos afastados da confusão.
Recordo tudo isso com alguma saudade.

 

Enviar um comentário

<< Home