quarta-feira, janeiro 11, 2006

Homenagens

Com a devida vénia ao blogue Mar Salgado cito esta passagem, que subscrevo:
«LUGARES DE CULTO: Confesso que não percebi a indignação dos comunistas com o facto de Manuel Alegre ter começado a sua campanha eleitoral no Forte de Peniche, homenageando todos quantos lá resistiram presos. A quem quer ser Presidente de todos os portugueses, fica bem reconhecer as qualidades nacionais, venham elas de onde vierem.Acho até que Alegre deu o mote para que os encerramentos das várias campanhas sigam pelo mesmo caminho:
- Jerónimo de Sousa terminará com um gigantesco comício na Fonte Luminosa, homenageando todos os que se levantaram contra as forças anti-democráticas em 1975.
- Francisco Louçã poderá enclausurar-se na Assembleia durante um dia, lembrando os deputados sequestrados por populares com uma percepção errada da democracia participativa.
- Garcia Pereira visitará o Palácio de Cristal, no Porto, para que ninguém se esqueça dos graves atentados às liberdades políticas que aí foram perpetrados.
- Mário Soares deslocar-se-á ao túmulo de Salazar, evocando a capacidade de diálogo que permitiu ao País manter-se fora da Segunda Guerra.
- Cavaco Silva terminará a campanha em cima de um tanque, no Largo do Carmo, em homenagem àqueles que, estando já acordados para a política em 1974, deram o corpo ao manifesto quando foi preciso.
Isso sim, é que era.»