sexta-feira, janeiro 06, 2006

Deixemos as presidenciais, vivam «os Reis» (magos)


Apesar de, entre nós, Católicos, a Epifania ser liturgicamente celebrada no primeiro Domingo após o dia 1 de Janeiro, hoje, dia 6 de Janeiro, festeja-se tradicionalmente o «dia de Reis».

Entretanto, citando o Portugal Diário:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=631018&div_id=291

«Bento XVI dirige-se às Igrejas orientais
2006/01/06 14:05
Ortodoxos celebram o Natal duas semanas depois dos católicos e dos protestantes porque a Igreja ortodoxa recusou reconhecer o calendário introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582 e optou pelo calendário juliano.

O papa Bento XVI dirigiu hoje um «pensamento particular» às Igrejas orientais que celebram o Natal a 6 de Janeiro, durante a oração do Angelus que reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro.
"O meu pensamento vai de forma particular para os amados irmãos e irmãs das Igrejas do oriente, que seguem o calendário juliano e celebram hoje o Natal", indicou o papa.
Os ortodoxos celebram o Natal duas semanas depois dos católicos e dos protestantes porque a Igreja ortodoxa recusou reconhecer o calendário introduzido pelo papa Gregório XIII em 1582 e optou pelo calendário juliano.
Neste dia de celebração da Epifania, Bento XVI também acolheu o tradicional desfile folclórico «Viva a Befana», composto por cerca de 700 participantes liderados pelos "reis magos" que lhe entregaram um quadro de madrepérola feito por freiras do mosteiro de Santa Rita de Cássia, no centro de Itália.
A Befana é a bruxa que em Itália, a 6 de Janeiro, dá bombons e pequenos presentes às crianças bem comportadas e pedaços de carvão às que se portam menos bem.
A lenda da bruxa - cujo nome resulta da palavra Epifania - refere que Befana foi avisada do nascimento de Jesus pelos reis magos, que posteriormente a terão convidado para os acompanhar.
Entretanto, o Presidente russo, Vladimir Putine, assistiu hoje à liturgia do Natal ortodoxo na Catedral da Transfiguração da cidade siberiana de Iakutsk, onde a temperatura rondava os 45 graus negativos.
Os ortodoxos observam jejum no dia de Natal, que termina com a observação da primeira estrela no céu e dá sinal para o início das celebrações do nascimento de Cristo.
No final da missa, Putin que escolheu pelo quinto ano consecutivo Iakutsk para celebrar o Natal, foi saudado por fiéis que lhe agradeceram a presença apesar do frio.
Durante uma conferência consagrada ao desenvolvimento sócio-económico desta imensa mas pouco povoada república asiática, Putin anunciou que a construção do oleoduto Sibéria-Pacífico deverá começar no próximo Verão. »