quarta-feira, janeiro 04, 2006

A qualidade da nossa democracia

Já não bastava a olímpica indiferença da comunicação social pelos candidatos presidenciais não directamente vindos dos partidos, também o Tribunal Constitucional, como alguns previam, deu o seu contributo para gorar o esforço de alguns cidadãos que, denodadamente, desenvolveram, ou tentaram desenvolver uma saudável intervenção cívica.
cfr. o acórdão do TC, que, nos termos legais, muito elucidativamente reproduz os fundamentos dos recursos dos recorrentes (os candidatos não admitidos) e que, muito elucidativamente também, exibe uma argumentação confrangedora para sustentar a sua lamentável decisão.
Em: http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/acordaos/20060001.html
cfr., também, o também elucidativo desabafo da candidata Manuela Magno em: http://manuelamagno.blogspot.com/2006/01/recapitulando.html
Entretanto, só Garcia Pereira se pronunciou e solidarizou com os recorrentes. Os outros 5 candidatos, que enchem a boca e os nossos ouvidos com lindas palavras de circunstância e boas intenções, nada.
Triste democracia a nossa, que deixa candidatos à porta por discutíveis, mui discutíveis até*, questões de horário da secretaria!
«Temos ouvido cantar a democracia, metrificá-la, soluçá-la: é tempo de a vermos demonstrar: deixemos no bilheteiro a nossa perpétua inclinação nacional de escutar odes - entremos só com a tendência humana de resolver problemas» Eça de Queiroz, em 1871, nas Farpas, a propósito da celeuma provocada pelas Conferências do Casino.
Pedro Cruz
P.S. * O Tribunal Constitucional invoca até o regime das secretarias judiciais, mas, quanto a mim sem razão, aplica regras diferentes destas quanto ao respectivo funcionamento e quanto à entrada de documentos e à validade dos mesmos se remetidos por faxe.

1 Comments:

At 16 janeiro, 2006 00:53, Blogger Manuela Magno said...

Aqui fica o meu rasto...obrigada, Pedro!

 

Enviar um comentário

<< Home