domingo, março 05, 2006

Noite XL


Celebram-se este ano os quinhentos anos do nascimento de S. Francisco de Xavier.
Nasceu em 7/4/1506, em Navarra, no Castelo de Xavier e morreu em 1552 na Ilha de Sanchoão, frente a Cantão, na China.
Em Paris estudou Letras num colégio Português, e chegou a mestre de Filosofia.
Nesse período conheceu e foi companheiro Sto. Inácio de Loyola.
Em 1537 foi ordenado em Veneza.
No ano seguinte juntou-se a Sto. Inácio de Loyola e outros companheiros de Paris.
Fundaram a Companhia de Jesus que foi aprovada pelo Papa Paulo III em 3/9/1539.
Em 1540 chegou a Lisboa a pedido do rei D. João III, que solicitara ao Papa autorização para enviar um grupo de jesuítas para missionar no Oriente.
Foi enviado para a Índia em 1541, como núncio apostólico, ficando Simão Rodrigues em Portugal para aqui estabelecer a Companhia de Jesus.
Chegou a Goa em Maio de 1542, com dois companheiros.
Partiu para o Japão em 1549 e aí, assumindo hábitos e trajes japoneses, conseguiu que o príncipe o autorizasse a evangelizar. Instalou comunidades em vários locais, deixando-as entregues ao cuidado de outros companheiros e regressa à Índia, onde também deixara diversas comunidades.
Incansável, manifesta intenção de partir para evangelizar a China, mas ao chegar à ilha de Sanchoão adoece acabando por morrer em Dezembro de 1552.
É, ainda hoje, dos ocidentais mais respeitados no Japão.
A sua acçaão missionária e cultural foi admirável, mesmo à luz dos critérios de hoje.
Promoveu o encontro e o diálogo de culturas, no respeito pelo outro e pela sua cultura.
Crente fervoroso, eivado de indomável espírito missionário, soube despir as exigências da nossa fé do respectivo enquadramento cultural europeu, tornando-a acessível e aceitável a novos e diversos crentes, imersos e portadores de culturas tão ou mais ricas do que a nossa.
Nós, leigos e hierarquia eropeus do sec. XXI, temos ainda muito a aprender com Francisco Xavier, a despir a nossa fé de aspectos meramente culturais, insusceptíveis de serem transpostos e impostos a outros cristãos de outras culturas... O Cristianismo cada vez é menos europeu e também ele deverá deixar de ser (tão) eurocêntrico.

No âmbito da comemoração dos 500 anos do seu nascimento, vai acontecer a Noite XL no dia 10 de Março.
Trata-se de uma festa que celebra a presença de Xavier em Lisboa, incluindo uma peregrinação nocturna junto ao Tejo, cujo percurso passará pelo rio (com travessia de cacilheiro), pelo Castelo de S. Jorge, pela Sé, pelas Docas, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dosDescobrimentos e Torre de Belém.
Destina-se a jovens dos 16 aos 40 anos, mas a Missa, que será celebrada na Sé com início à 1.30h, será aberta a todos os quiserem aparecer.
Mais informações ou inscrições em http://www.jesuitas.pt/.