segunda-feira, novembro 20, 2006

Afinal quando é que nasceu o "bullying"?

"Dois estudantes liceais japoneses suicidaram-se este fim-de-semana depois de serem vítimas de bullying, revelou hoje a polícia numa altura em que no Japão há um repúdio da opinião pública contra as humilhações, ofensas, agressões e intimidações nas escolas" 13/11/2006.

Um rapaz de 14 anos enforcou-se, por ter sido roubado por colegas....uma rapariga saltou de um 8º andar ao ser gozada por ser muito baixa...

Isto é estranho...digo eu. Das duas uma: Ou os jovens de agora são umas florzinhas de estufa e não aguentam nada, ou a malta do meu tempo, nascida nos 60's e 70's aguentava tudo...até iamos à tropa....!
Este tão mediático fenómeno do "Bullying" será tão novo como nos querem fazer querer, ou agora é que lhe estão a dar atenção, porque nasceu o CCTV?

Quem nunca gozou com o gordo, com o coxo, com o caixa d'oculos, com o marrão, com a mamalhuda, com os apelidos esquisitos... sei lá...tantos nomes feios...que atire a 1ª pedra.

Desde já informo que não aceito, práticas de violência, como enfiar a cabeça do colega na sanita, espancar e coisas parecidas. Mas deixem-me explorar mais o assunto por outras vertentes:

Se durante o ciclo básico e liceal tal comportamento é ou deverá ser reprovado, porquê a entrada na universidade, tem a sua secular prachadela, e já é aceite?Será uma zona preparatória, para o que virá de pior?
Quando havia o SMO (serviço militar obrigatótio), quem por lá passou, sabe bem que tipo de bulling por lá se fazia...e já não estamos a falar de miúdos.
Quando se entra numa empresa, qual é a primeira coisa que nos acontece? O bullying! Porque não temos uma roupa assim ou assado, porque a colega não sabe falar ao telefone ou enviar um fax...

Como se de um passe de mágica se tratasse, deixa de ser bullying, lembrarmos ao árbitro o percurso profissional da sua mãe, chamarmos corrupto, à boca cheia a qualquer autarca, sem o visado ser julgado, ou simplesmente ter um programa de TV onde se escarna de orelhas grandes estaturas pequenas, sopinhas de massa, etc.

Não procurei na história, mas a criança Jesus, moradora em Nazaré, como seria ela tratada pelos seus amigos?
A coisa a que chamam "bullying", não será uma coisa que é comum a todos os mortais, simplesmente por que não aceitamos o nosso semelhante com os seus defeitos ou virtudes?
O Hitler era um maluco pelo "bullying"?

Como remate final e prontinho a ouvir as vossas opiniões, deixo esta:
Não será que nos está na massa do sangue, gozar, tratar mal aos que nos saem dos padrões?
É com muita educação, aos nossos filhos ( A minha Carolina já diz mal a torto e a direito do Sporting ou do Porto, apesar das minhas repreensões) que se consegue deixar este comportamento, mas no nosso ADN deve ser uma coisa natural. Porque me dá tanto gozo contar anedotas de Jeovás? Porque sim? Ou porque nos dão cabo da campaínha?

2 Comments:

At 29 janeiro, 2009 07:56, Anonymous Anónimo said...

Tsc, tsc, tsc. Pesquise mais sobre bullying e verá que não é uma questão tão simples. Não é como a "zoação" infantil de um brasileiro. No geral, os bullies que comandam um grupo têm tendências ou são psicopatas, no final envolvendo uma situação psicológica séria. Não é como se simplesmente brincassem com alguém ou tirassem algo desse mesmo alguém uma só vez. São atitudes repetitivas e freqüentes, feitas de forma a deixar a vítima isolada e sem ajuda geralmente por anos a fio. É um tipo oficial de tortura psicológica. Acredite, o bullying está muito além da gozação. Anos 60? Não brinque... Pesquise mais sobre o assunto e sobre comportamentos psicopáticos, assim entenderá.

 
At 04 setembro, 2011 14:54, Anonymous Anónimo said...

isso e muito interesante

 

Enviar um comentário

<< Home