domingo, novembro 05, 2006

Os cemitérios

A propósito dos recentes roubos e actos de vandalismo em cemitérios, o Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro afirmou, em notícia divulgada pelo semanário Sol:
«A simplicidade é um valor a defender na vida e no espaço de acolhimento aos mortos.»
«A melhor forma de celebrar as pessoas amadas é estimando-as em vida e não através de objectos decorativos de cariz religioso
«Não venero os cemitérios. A permanente visita a lugares de mortos não ajuda à crença na ressurreição e a manter a esperança na vida», ensina D. Ilídio Leandro, respeitando, no entanto,«os sentimentos das pessoas que procuram olhar para os seus entes queridos mantendo uma relação afectiva através de objectos», mas não deixando de sublinhar «...que a melhor forma de celebrar as pessoas amadas é cuidando delas enquanto vivas».
Não obstante, o Bispo de Viseu vê «de forma apreensiva» todo o tipo de assaltos, a cemitérios, igrejas ou casa paroquiais. «O cemitério era um local considerado muito especial, até preenchido de tabus e de medo de pisar terreno sagrado». Actualmente isso não sucede. «Os assaltantes não respeitam nada nem ninguém».
Magistral (e aqui o termo é usado em sentido próprio)!