terça-feira, fevereiro 14, 2006

Um novo e «suave milagre» em Fátima

Constança Cunha e Sá, num novo Blogue, já imprescindível, escreve o seguinte:

«O MILAGRE DE FÁTIMA
Fátima Felgueiras decidiu peregrinar até Fátima, acompanhada de cinquenta camionetas apinhadas de apoiantes, para “orar em paz", no sossego do santuário. A oração, como era de prever, acabou num verdadeiro arraial. Tudo muito "espontâneo", segundo a autarca, indignada com as perguntas dos jornalistas. A comprovar a "espontaneidade" dos festejos, os lenços, os postais e os pins largamente distribuídos continham frases como esta: “Felgueiras Sempre Presente! Fátima, 11 de Fevereiro de 2006”.
Não fosse a sensibilidade religiosa dos portugueses estar também ligeiramente exacerbada, podia-se falar de um milagre, do quarto milagre de Fátima: o milagre da “Fatinha” e da multiplicação dos lenços, dos postais e dos pins.
Como os tempos não estão para brincadeiras, resta-nos esperar que o Vaticano, que franziu o sobrolho à presença de budistas no interior do santuário, chame o bispo de Leiria a Roma e proíba este tipo de fantochadas.
E já agora, se não desse muito trabalho, a Câmara também podia explicar quem é que pagou a viagem de todos estes peregrinos.
ccs
Aviso prévio: Não vale a pena vir com a liberdade de expressão e com o direito da “Fatinha” às suas peregrinações: até ver, as Igrejas são responsáveis pelos seus lugares de culto. »
(O sublinhado é meu.)
Nem me tinha dado conta da notícia que originou a notícia. Também não perdi nada.

2 Comments:

At 14 fevereiro, 2006 18:19, Anonymous Anónimo said...

Pedro, por acaso vi num telejornal sobre essa noticia da ingerência do Vaticano sobre a "utilização" do Santuário de Fátima,por gente de outras confissões religiosas. Inclusive a "elevação" do local de culto a nivel de santuário nacional?( não tenho certeza desta informação)
Pergunta: Que mal tem, ou produz a visita de um mulculmano, jeová, ou ateu ao Santuário??? Qual é o problema??? Eu também visito sinagogas e outros templos noutros paises, só por mera curiosidade.

Tóbecas

 
At 15 fevereiro, 2006 13:27, Blogger Pedro Cruz said...

Na altura fiquei com a ideia de que não terá havido «ingerência» mas pelo contrário, algum silêncio face à voz crítica de um qualquer bispo com vontade de ver retirada ao bispo de Leiria a jurisdição sobre o santuário ...
Esse silêncio poderá até ser visto como uma forma subliminar de legitimação, isto se não eu estiver totalmente enganado relativamente à ideia com que fiquei do caso que, na altura, não segui.
Como é sabido, Fátima causa-me «urticária» e seria bom que a hierarquia, tão ciosa, novamente, do seu papel de guia, começasse a por ordem no santuário.
Agora, o aproveitamento político-mediático de Fátima é uma coisa, uma cerimónia integrada no movimento ecuménico, que o Vticano acarinha, é outra totalmente diferente...

 

Enviar um comentário

<< Home