quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Andam à procura de quê??


Casamento entre pessoas do mesmo sexo: PS e PSD desvalorizam debate político
01.02.2006 - 08h11 Sofia Branco

Duas mulheres, Teresa e Lena, vão tentar casar-se hoje, às 14h30, na 7.ª Conservatória do Registo Civil, em Lisboa. No próximo dia 16 de Fevereiro, uma petição a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que conta com deputados entre os seus subscritores, será entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
Ouvidos os partidos políticos, conclui-se que PS e PSD partilham posições, considerando que esta não é a altura certa para debater a matéria. Ao contrário, o PCP defende a discussão no Parlamento e o BE já assumiu que defende a alteração do Código Civil.O casamento entre pessoas do mesmo sexo "não é permitido pela lei portuguesa", começou por dizer o porta-voz do PS, Vitalino Canas, acrescentando: "Não creio que, nesta altura, esse seja um tema prioritário." Questionado pelo PÚBLICO sobre se os socialistas já discutiram este assunto, Canas respondeu negativamente e adiantou apenas que o PS discutirá "internamente" o assunto quando vier a propósito.Começando por dizer que o PSD defende o "respeito escrupuloso pelo princípio da liberdade de orientação sexual", o deputado social-democrata Pedro Duarte salientou, porém, que "o casamento tem raízes históricas e culturais muito consolidadas, não devendo ser posto em causa de ânimo leve".O PSD considera que o debate sobre a extensão do casamento a pessoas do mesmo sexo "não é pertinente" e pode servir apenas para "criar rupturas na sociedade". "A sociedade portuguesa precisa de muita coisa menos disto", afirmou Pedro Duarte, acrescentando que "não há discriminação" no Código Civil e lembrando que os casais de pessoas do mesmo sexo já têm a possibilidade da união de facto. Questionado sobre as diferenças no leque de direitos (ver caixa), o deputado admitiu a alteração do regime da união de facto para casais homossexuais, no sentido de o tornar mais abrangente, mas vincou que querer alterar o conceito de casamento é "uma atitude provocatória". O CDS não falou ao PÚBLICO até ao fecho desta edição.~

Retirado da edição publico on-line

Não sei se vocês já conheceram, via TV, as protagonistas desta "telenovela". Mas como é que é possivel, este caso tomar proporções tão mediáticas, que resultem (quase de certeza, pois estou a escrever isto ainda lonje das 20.00h) em tempos de "prime-time" nas TV's.
Se já obtêm vantagens, conforme todos os outros, se fizerem prova da sua união de facto, porquê o casamento civil???? Eu aceito e tenho amigos e amigas, que muito estimo, que são gays, alguns dele(a)s, com relações mais longas que muitos hetero na mesma situação "de facto", mas qual a necessidade disto?? Alguém explica? Só porque o Elton John também o fez?? Enfim.... não vale a pena.