sexta-feira, janeiro 27, 2006

À procura de uma agenda

Ja nem sei a quantas ando...
Hoje é que é o dia 27 de Janeiro (imagino que já soubessem...).
O postal infra, acerca do Mozart foi, como o Lucky Luke, mais rápido do que a própria sombra.
Neste caso adiantou-se um dia.
Quanto ao pedido da Tuxa, a que todos poderemos desde já responder individualmente, parece-me constituir mais uma razão para, em grupo, concretizarmos as propostas da Ana Teresa e do Tóbecas.

3 Comments:

At 27 janeiro, 2006 18:08, Anonymous Anónimo said...

Pedro, Mozart( que não se chamava Amadeus no seu registo de baptismo mas sim :Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart)foi um grande compositor/interprete, que pode ser lembrado em qualquer dia Abraço

 
At 02 fevereiro, 2006 20:02, Blogger Pedro Cruz said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 02 fevereiro, 2006 20:07, Blogger Pedro Cruz said...

Meu caro Anónimo
Tem toda a razão.
O nome de báptismo é esse.
Porém, o nome pelo qual é conhecido e referenciado é o de Wolfgang Amadeus Mozart, que não passa do mesmo, despido do «latinório».
Os dois primeiros nomes cairam (cao que parece orresponderiam ao santo do seu dia de nascimento), mantiveram-se os três últimos. Wolgangus passou a Wolfgang, Theophilus a Amadeus (ou Amadeo, ou Amadé, consoante o público) e o Mozart manteve-se inalterado.
Para quem não souber o significado do nome latino de origem grega - Theophilus - adianto que «Theo» é a palavra grega para Deus e «philos» a palavra grega para uma das modalidades do amor. Temos, então, que Theophilus, ou Teófilo (imaginário interlocutor de S. Lucas nos «Actos dos Apóstolos»), é o «amigo de Deus» ou o que «ama a Deus» ou o Amadeus, ou o nosso português Amadeu que, se for artista, como o Souza Cardoso, ou de família pedante, pode ser Amadeo :-)
Portanto, W.T.M. é a mesmíssima coisa que W.A.M., com a significativa diferença que toda a gente conhece a segunda forma e nem todos reconhecem a primeira.
É verdade, pode e deve ser lembrado noutros dias. Costumo fazê-lo com alguma frequência.
Boas audições (o abraço fica para quando o conhecer...)

 

Enviar um comentário

<< Home